Batuque Design e o seu impacto na vivência estudantil

Batuque, é a Empresa Júnior de Design da Universidade Federal de Alagoas e é a primeira de Design do estado. Em mais de 4 anos de existência já foram realizados mais de 160 projetos, proporcionando uma vivência empresarial para mais de 60 estudantes e investindo mais de 85 mil reais na educação.

DADOS: DO PORTAL BJ

prévia-54.jpg
Parte do time Batuque 2022

Todo o Movimento Empresa Júnior (MEJ), tem como missão formar empreendedores mais comprometi dos e capazes de transformar o Brasil por meio da vivência empresarial ainda na universidade. 

 

Ao atuar na Empresa Júnior (EJ), os estudantes têm contato direto com o mercado de  trabalho, ao lidar com clientes e problemas reais, eles aprendem na prática,  se especializam e aprofundam ainda mais os seus conhecimentos técnicos. Com isso, os estudantes se sentem mais preparados para ingressar no mercado e atuar. 

photo_5051241682149943445_y.jpg
Time Batuque 2020 com os conselheiros da Federação Alagoana de Empresas Juniores (FEJEA)

Soluções em design

Saindo um pouco do âmbito de projetos acadêmicos e fictícios, na Batuque, os estudantes, com auxílio dos professores orientadores, executam projetos das três áreas da graduação de design da UFAL, oferecendo para os clientes as melhores soluções de gráfico, produto e interiores, que buscam principalmente impactar o mercado local com design de qualidade. 

Além disso, a empresa acredita que os negócios locais precisam ser valorizados e encorajados a crescerem. E ao fazer parte dessas histórias, os estudantes do time Batuque contribuem com soluções de design para marcas se expandirem de maneira sustentável e alinhada com sua essência e valores.

Time Batuque 2020 
Projeto de interiores

Projeto de interiores

Projetistas: Clara Almeida e Kethellen Nunes.

Projeto de Identidade Visual

Projeto de Identidade Visual

Projetistas: Ester Cristina e Louise Allegrini.

Projeto Editorial

Projeto Editorial

Projetistas: Giulia Carnaúba e Renata Sibaldo.

Projeto de interiores

Projeto de interiores

Projetistas: Beatriz Quaresma e Shamara Taysa.


Para acompanhar e conferir mais projetos acesse :
@batuquedeisgn no instagram;
/batuquedesign no Behance ;
www.batuquedesign.com.

Interdisciplinaridade

Atuar na EJ, vai muito além de aprender e desenvolver habilidades de design.
Os estudantes desenvolvem habilidades como:

O impacto da Batuque

na vida dos estudantes

LIDERANÇA,

principalmente a positiva, que consiste em seguir junto com a equipe e não somente ditar regras e atribuições. É mediar conflitos, motivar a equipe, criar um ambiente propício para novas ideias e, acima de tudo, ser um exemplo para o time. 

TRABALHO EM EQUIPE,

dentro da EJ os resultados são frutos de uma contribuição coletiva. Ao trabalhar em equipe é preciso respeitar individualidades, saber ouvir e se fazer compreendido, ceder quando necessário e confiar nas habilidades do outro. É como um time, cada um contribui e joga na posição que demonstra maior talento em busca de um mesmo objetivo.

CONSCIÊNCIA SOCIAL,

o movimento faz com que os seus integrantes dediquem parte do tempo da empresa a projetos que gerem impactos positivos no meio ambiente e na sociedade, baseados inclusive pelas ODS.

RESPONSABILIDADE,

dentro da EJ todos estão em busca de um mesmo objetivo, o time precisa ter a consciência de que ele impacta diretamente nos resultados e isso acaba desenvolvendo o senso de compromisso e responsabilidade. 

Ativo 2.png

PRÁTICA PROFISSIONAL, 

ao ter contato ainda na faculdade com o mercado, alinhando a teoria com a prática, é um grande diferencial para os membros se destacarem. 

AUTOCONTROLE, 

na EJ o membro lida com diversas situações e precisa se conhecer cada vez mais para controlar as sensações e manter sempre a postura profissional. 

ESPÍRITO EMPREENDEDOR,

o MEJ mostra aos seus membros na pele como é a vida de um empreendedor e como uma empresa funciona. Se o objetivo é abrir um negócio, participar de uma EJ será fundamental para construir uma base de conhecimentos sobre gestão e mercado.

O impacto da Batuque na vida dos estudantes

Renata Sibaldo

“Minha experiência na BTQ foi maravilhosa. Entrei no final do meu segundo período no curso, e lá pude passar por diversos cargos e áreas dentro da empresa, além de conhecer como é um ambiente empresarial ainda na faculdade. Pude ser projetista, assessora e também fui diretora de gestão de pessoas (2020), onde desempenhava papéis que iam além do design.

O que mais me impactou foi poder aprender como era a profissão para qual eu estava me formando na prática! Entrei na Batuque sem saber mexer em nenhum software de design e saí com a certeza de que iria continuar trabalhando com o design gráfico e com a criação de identidades visuais e também adquiri conhecimentos para abrir a minha própria empresa."

Giulia Carnaúba

“Conheci a Batuque logo no meu primeiro período, através de uma palestra oferecida pela empresa. Lembro que na época ainda não podia me inscrever no processo seletivo, mas sempre fiquei de olho pois sabia que precisava passar por essa experiência! Então, no início do meu 3º período finalmente entrei na Batuque e assim iniciou uma mudança profunda na minha vida e na minha visão de futuro.

Meses após a minha efetivação me candidatei para o cargo de Diretora de Marketing e consegui a vaga! Durante o ano que estive no cargo não deixei de projetar, consegui participar de projetos das nossas três áreas de atuação. Tive também muitas vivências com o mercado de design e muita ligação com as dores dos clientes, além de viver intensamente o que é fazer parte de uma empresa júnior.

Hoje, após passar por alguns outros cargos dentro do MEJ, estou fazendo parte do time ENEJ (Evento Nacional das Empresas Juniores), um evento para mais de 5 mil pessoas que irá acontecer aqui em Maceió. Por lá, estou conseguindo colocar em prática outras habilidades do design que ainda não tinha tido contato, como Design de Serviço e Design para Eventos, o que impacta diretamente no que almejo profissionalmente. E, só pude ter essa vivência graças a Batuque!”

Ester Cristina

“Minha jornada na Batuque se iniciou no quarto período do curso, me inscrevi no processo seletivo com o objetivo de atuar nas áreas e ter um direcionamento mais claro de como iria atuar na profissão. Até esse momento, não imaginava que tanta coisa iria mudar! 

Fui efetivada no começo de 2020, logo em seguida tive contato com as áreas da EJ e desde então pude vivenciar experiências que foram além do design. Me candidatei para gerência de marketing alguns meses depois de ser efetivada, fui eleita para o cargo e permaneci por duas gestões (2020 - 2021).

Além de colocar em prática o que vi na faculdade, aprendi a lidar com clientes e situações reais do mercado, o que me ajudou a desenvolver várias habilidades. Tudo o que vivi na Batuque me fez entender que queria ter meu próprio negócio e atuar com o desenvolvimento de marcas, precisamente com a criação de identidade visual. Sem dúvida, foi a melhor escolha e experiência que tive ainda na faculdade, o MEJ mudou minha perspectiva de vida e profissional!”